O que é

Conjugar o saber académico com as experiências de vida para questionar a atualidade através do olhar dos feminismos 

A Universidade Feminista constitui-se como um espaço plural de reflexão crítica, de intercâmbio de conhecimentos onde se conjugam vários campos do saber: académico e de experiências adquiridas ao longo da vida, num contexto de problematização dos grandes temas da atualidade, segundo uma perspetiva de género feminista.
A ideia de criação desta Universidade que se quer formal e informal e um espaço livre de pensamento partiu de um grupo de antigas estudantes do primeiro Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, da Universidade Aberta, que propuseram inserir no Centro de Cultura e Intervenção Feminista de Lisboa, CCIF/UMAR, o funcionamento desta Universidade.
A Universidade Feminista não é concorrente das formações superiores especializadas em Estudos das Mulheres, Feminismos e/ou Estudos de Género, mas pretende ser um espaço complementar de permuta de experiências e conhecimentos, acessível a qualquer pessoa interessada nas suas temáticas .

OBJETIVOS:
– Conhecer os percursos das teorias e movimentos feministas, as diversas correntes e tipos de feminismos no mundo.
– Criar um espaço de intercâmbio de conhecimentos na área dos feminismos, abordando de forma transversal vários campos de saber, promovendo sinergias entre academia, ativismo e experiências adquiridas ao longo da vida.
– Permitir reflexão crítica feminista interseccional sobre as grandes problemáticas da atualidade, na ligação entre o político e o pessoal.