Ana Guerreiro
Carla Cerqueira
Cátia Pontedeira
Conceição Nogueira
Eduarda Ferreira
Frederica Armada
Geanine Escobar
Liliana Fonseca Rodrigues
Maria José Magalhães
Raquel Monteiro
Sara Isabel Magalhães
Vilma Martelo
Ana Guerreiro
É Bolseira de Doutoramento em Criminologia na FDUP – Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Docente convidada no ISMAI – Instituto Universitário da Maia (desde 2015). Tem trabalhado, sobretudo, a violência de género, os estudos de género e as políticas de prevenção. A sua experiência profissional passada foca-se em funções de Gestora de Projetos de Investigação na FDUP – Faculdade de Direito da Universidade do Porto e de Criminóloga na UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, onde trabalhou em diversos projetos nacionais e internacionais. Tem várias publicações nacionais e internacionais em revistas científicas, livros e capítulos de livros.
Carla Cerqueira
É doutorada em Ciências da Comunicação – especialidade de Psicologia da Comunicação pela Universidade do Minho. Atualmente é bolseira de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS-UMinho), onde tem estado envolvida em projetos e iniciativas na área dos estudos de género, diversidade e média e integra a equipa coordenadora do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade. É também nestas áreas que tem publicado em livros e revistas nacionais e internacionais, orientado teses, organizado os mais diversos eventos científicos e participado como formadora e consultora. É também Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto. Além disso, participa em várias organizações científicas e não-governamentais na área dos direitos humanos, igualdade de género e feminismos. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6767-3793
Cátia Pontedeira
Doutoranda em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto é formada em Criminologia pelo ISMAI – Instituto Universitário da Maia e mestre em Ciências Forenses pela London South Bank University. Trabalha desde 2014 na UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta na área da prevenção da violência de género. Atualmente é técnica no Projeto Bystanders, um projeto Internacional financiado Programa REC (Rights, Equality and Citizenship) da União Europeia, focado na prevenção do assédio sexual em contexto escolar. Na UMAR é também membro da equipa de investigação nacional na área da violência no namoro entre jovens. É investigadora no JusGov- Centro de Investigação para a Justiça e Governação e da Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento do ISMAI. Atualmente é docente no 1º e 2º ciclo dos cursos de Criminologia no ISMAI e as principais áreas de interesse são: homicídios; femicídios; violência no namoro; assédio; violência de género. Página DeGóis: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7133074684777288
Conceição Nogueira
Eduarda Ferreira
Psicóloga, desenvolveu um projeto sobre visibilidade lésbica no espaço público no âmbito do Doutoramento em Geografia Humana, na FCSH, UNL. É investigadora no CICS.NOVA Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da FCSH/NOVA, na equipa de investigação Género e Sexualidade. Ativista LGBT, em que se destaca: membro da Direção da Associação Clube Safo – Associação de defesa dos direitos das lésbicas (2002 – 2008); organização e dinamização do LES – Grupo de discussão sobre questões lésbicas (desde 2008); elemento da equipa editorial da LES Online – Publicação digital sobre questões lésbicas; membro fundador da Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA); membro da comissão organizadora da Universidade Feminista. Página pessoal www.eferreira.net.
Frederica D’Armada
Geanine Escobar
Liliana Rodrigues
Liliana Rodrigues é Investigadora Integrada do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP). É Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Mestre em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. No âmbito do seu doutoramento, Liliana Rodrigues, foi também bolseira pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), cuja tese se intitula: “Viagens Trans(Género) em Portugal e no Brasil: Uma Aproximação Psicológica Feminista Crítica”. Foi Professora Adjunta do ISAVE – Instituto Superior de Saúde e colaborou como investigadora em vários projetos de Psicologia Social e Ambiente desenvolvidos pela EsPA (Estudos em Psicologia Social e Ambiente) e pelo CIS (Centro de Investigação e Intervenção Social, ISCTE-IUL). Trabalhou também no “Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género” financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e no projeto “Cidadania Sexual das Mulheres Lésbicas em Portugal. Experiências de Discriminação e Possibilidades de Mudança” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Maria José Magalhães
Professora Auxiliar na FPCEUP, investigadora do CIEG e no CIIE, doutorada em ciências da educação. Recebeu o prémio de investigação Carolina Michaelis de Vasconcelos sobre Estudos das Mulheres (1990), e tem várias publicações científicas (livros e artigos em revistas nacionais e internacionais). As principais áreas de investigação centram-se nos estudos de género, feminismo, movimentos sociais e violência de género (incluindo femicídio). Liderou o projeto internacional “Bystanders: developing bystanders responses to sexual harassment among young people” (prevenção do assedio sexual – https://www.fpce.up.pt/love_fear_power/bystanders/bystanders.html ). Investigadora Principal do Projeto Interncional CEINAV (2013-2016), membro European Observatory on Femicide (2018-) e fundadora e coordenadora científica do Observatório Das Mulheres Assassinadas da UMAR, OMA-UMAR (2004-2010). Atualmente, coordena o Projeto BO(U)NDS – Laços e Limites: estudo longitudinal sobre a prevenção da violência de género nas escolas (financiado pela FCT) e coordena o Projeto ART’THEMIS+ UMAR, com financiamento da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género. Tem também desenvolvido, em conjunto com outras investigadoras, investigação no campo da crítica feminista da arte, incluindo projetos e artigos publicados.
Raquel Monteiro
Raquel Rodrigues é licenciada e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e é doutorada em Ciências da Educação – Especialização em Pedagogia Social pela Faculdade de Educação e de Psicologia da Universidade Católica do Porto. É Membro Integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-UP) desde 2019, membro do Observatório da Intervenção Socioeducativa para os Direitos Humanos (ESEPF) desde 2016 e Investigadora PhD contractada na FPCEUP desde 2019 no Projeto BO(U)NDS: Laços, Limites e Violência. É detentora de experiência como investigadora júnior e sénior em diferentes projetos nacionais e internacionais e como formadora de professores nas áreas da acessibilidade, da cidadania universal e das práticas socioeducativas inclusivas. Os seus interesses de investigação atualmente têm por foco as desigualdades sociais e educacionais; os direitos humanos; a violência de género e a sua prevenção (em contexto educativo); a educação e intervenção sociocomunitárias; e a pedagogia social. Tem desenvolvido trabalho (desde 2018), como revisora em revistas internacionais.
Sara Isabel Magalhães
Licenciada e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Atualmente é investigadora do Centro de Psicologia da FPCE da Universidade Porto, olhando as múltiplas dimensões do envelhecimento e sexualidades através das lentes dos estudos feministas, da psicologia social crítica, dos media, e da teoria da interseccionalidade. Ativista feminista colabora com várias ONGs nacionais pela igualdade de género e os direitos humanos. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-2924-3714